30.1.06

Olá, Amigos!!!

Achei tão interessante este texto sobre inteligência. Não se trata apenas de ser ou não inteligente. Tem a ver com nossas escolhas, opções. Diante de uma situação, podemos superar o emocional e agir conforme pareça ser a atitude mais positiva, benéfica... a ideal.

Requer nosso esforço e a consciência de que podemos, sim, manter a vida com um sorriso no coração.. independente de.

Tenham uma semana repleta de excelentes escolhas!

Beijão!



O que é uma pessoa inteligente?


Por PAULO A. S. RAFUL e LAURO DE A. S. RAFUL


Muitos acreditam que inteligente é aquele que acumula cursos e diplomas universitários.Outros qualificam como inteligentes aqueles que têm a capacidade de ganhar muito dinheiro.Deixando de lado essas concepções usuais do que é ser inteligente, vamos explorar esse tema sob um novo enfoque, numa concepção mais integral, ligada à nossa vida cotidiana.Nesse sentido, podemos considerar inteligente toda pessoa que vive a vida de maneira agradável, sentindo-se sempre feliz.Por mais estranha que, para alguns, essa concepção possa parecer, indubitavelmente ela precisa ser examinada em profundidade para mudar a visão estreita que temos sobre inteligência.

Vejamos: se alguém está sempre feliz, vivendo plenamente cada momento, se sabe valorizar o simples fato de estar vivo, participando intensamente das experiências que lhe são oferecidas sobre este belíssimo planeta azul, podemos dizer que esse alguém tem a inteligência necessária para compreender o sentido da vida.

Dentro desse enfoque, voltando à primeira concepção de inteligência, perguntamos:Podemos considerar inteligente alguém com vários diplomas, ou ganhando muito dinheiro, mas vivendo apreensivo com seu futuro, angustiado diante da vida, ou infeliz com o que já possui, ambicionando ter sempre mais do que já tem?Na verdade, só merece ser chamada de inteligente a pessoa que aprendeu a RELACIONAR-SE com os problemas da vida.Notem bem que se trata de aprender a RELACIONAR-SE com os problemas, o que não significa obrigatoriamente RESOLVÊ-LOS.

A pessoa inteligente deve aprender a manter-se feliz, APESAR dos problemas que porventura tiver de enfrentar.Um grande sinal de inteligência é ser capaz de optar por sentir-se feliz, mesmo quando as circunstâncias exteriores forem dolorosas.Na verdade, a vida é uma geradora interminável de problemas.Por isso, se formos esperar que não existam problemas para nos sentirmos feliz, provavelmente teremos que esperar para sempre.

A pessoa inteligente compreende isso muito bem e é capaz de separar aquilo que está sentindo dentro de si das circunstâncias exteriores.À primeira vista isso pode parecer um verdadeiro absurdo, pois, usualmente nem mesmo concebemos a possibilidade de separar nossos estados interiores dos acontecimentos exteriores.

A pessoa inteligente, porém, compreendeu que os problemas passam como nuvens no céu, mas o sol, que faz parte de sua essência está sempre brilhando por trás das nuvens.Por isso, descobriram que podem escolher como se sentir diante de qualquer situação.Os problemas relacionados com dinheiro, envelhecimento, doença, morte, catástrofes naturais ou acidentes apresentam-se a todos os seres humanos em maior ou menor intensidade.

Algumas pessoas, porém, são capazes de não se deixar abater por eles.Por isso, nunca se sentem infelizes, depressivas, ressentidas ou revoltadas.Ao contrário, sentem que, apesar de tudo, a chama da vida é o bem mais precioso que existe.Compreenderam que todos esses problemas são inerentes à condição humana e, por isso, não permitem que a felicidade existente dentro de si seja poluída por eles.

Diante dessas reflexões sobre inteligência podemos dizer que, sem dúvida, somente as pessoas capazes de conservar incólume a felicidade dentro de si merecem o título de "inteligentes".

Aliás, muito inteligentes...

28.1.06

Olá, Amigos!!!

Como está o ânimo de vocês? E a quantas anda a paz interior?

E como temos nos relacionado com as pessoas queridas?

Há momentos em que estamos bem distantes de nossa essência, desequilibrados, sem paz... pelos motivos mais variados, contudo, especialmente, pela desarmonia causada por algum hábito ruim, pensamentos negativos, atitudes moralmente reprováveis.

É fácil dizer que o motorista do carro da frente é o culpado por nossa raiva; fulano é culpado por não ter uma vida sossegada; beltrano é o culpado pela minha tristeza; sicrano é culpado pela minha irritação;... o mundo é culpado. Culpa do mundo!

Culpa. Esse texto sobre culpa é bem interessante: "Quem culpa o outro tem visão limitada"
Sentimentos dentro de nós = responsabilidade nossa! É preciso um "tico" de humildade para reconhecer onde se pode melhorar, investir! Estamos em constante crescimento, interligados. Atenção! Estejamos atentos às sinalizações que apontam o caminho para nosso crescimento. Com o verdadeiro e firme intuito de aprimorar nossos dons, corrigir falhas... alçamos lindos vôos.

Pois é! Que tal pararmos de apontar o dedo.. aliás.. é de metralhadora mesmo.. Vamos parar de metralhar nossos semelhantes e tentar focar nosso crescimento! :p

Lembremo-nos que a arte de dialogar com nosso semelhante é a arte de dialogar com nosso eu.

Tenham um maravilhoso final de semana!

E vou deixá-los com um texto sobre o diálogo. Deveras importante nos relacionamentos, todos.

Um grande ósculo!!!



A Essencial Arte de Dialogar

Rita Foelker

As coisas não ditas e não discutidas conjuntamente vão sendo ?empurradas? para o fundo do coração, onde começam a azedar as relações.Tânia Zagury*

Muito embora possamos ter sonhado com um amor que adivinhasse nossos pensamentos, na prática, isto quase que não existe. O dia-a-dia apresenta outra realidade: temos idéias desencontradas e raramente dialogamos.

Alguns fatos nos desiludem, outros nos irritam ou entristecem. Guardados, eles exercem uma terrível pressão sobre nosso humor, nossas palavras e tom de voz, de modo que acabamos dizendo e fazendo coisas que não queríamos e das quais nos arrependemos. Desta constatação ressalta a necessidade de aprender a falar o que se pensa e se sente, o que nos coloca diante da solução para grande parte dos nossos problemas: o desenvolvimento da capacidade de dialogar.

Dialogar não é só ?botar pra fora?, despejar azedume e irritação sobre o outro. Dialogar não é cobrar, nem culpar. Ou culpar-se.


Dialogar é buscar a troca, tendo confiança na chance do entendimento. Dialogar é abandonar posições rígidas e perceber que ser flexível não significa ser fraco.

Para compartilhar uma vida durante muitos anos, é indispensável parar, de vez em quando, para falar do que está acontecendo, do que se está desejando, de perspectivas e pontos de vista. A triste realidade é que muitos casais, percebendo a inutilidade de tentar dialogar, isolam-se cada vez mais e vão fazendo do seu jeito, evitando choques e tocando o barco, o que parece ser uma boa solução durante certo tempo, mas não satisfaz realmente nenhum dos dois.

Amor pede investimento. Tempo para refletir, leituras relacionadas, atitudes... Às vezes, terapia. Até onde estamos dispostos a investir? Até que ponto confiamos em nós mesmos e no outro a ponto de perseverar?

Além de ser compreensivo e abrir a mente, é preciso expor claramente nossas idéias, com a força da importância que elas possuem para nós, mas sem agressões. Recorrer à prece e à boa inspiração dos Amigos Espirituais é uma boa política. ?Deus, me mostre como falar e agir, porque estou cheia de irritação e raiva, e isto pode não ser bom. Me ajude a falar sem magoar, de modo que o resultado seja, não o distanciamento, mas o entendimento e a maior união entre nós.?

A arte de dialogar inclui as habilidades de ser firme mas, também, de ceder; de minorar os efeitos da mágoa e do ressentimento para olhar o outro com mais justiça; de manter-se em equilíbrio emocional e, em caso de perda deste, de recuperá-lo o mais prontamente possível.

*Em Educar sem culpa - A gênese da ética, Ed. Record.

23.1.06

Olá, Amigos!!!


A quantas andam as finanças de vocês? Pois é... Temos de saber lidar bem com nosso dinheiro... Planejar nossos gastos, pagar as contas em dia... Ter a humildade de admitir que se se tem apenas cem reais, as contas têm de ser planejadas com base nos cem reais.


De que adianta ir comprando fiado, sair fazendo dívidas a torto e a direito... sem previsão de honrá-las? Uma coisa é, em face de um imprevisto, a pessoa ter de pagar a conta com atraso, ter de parcelá-la... pagando os juros. Outra coisa é, sem motivo justificável, ir deixando dívidas pelos lugares e achar normal.

Acho muito triste isso. Vivo num condomínio onde há pessoas que têm carro, "ostentam" um padrão de vida, totalmente incompatível com seus atos. Pessoas que atrasam o condomínio pois priorizam outras aquisições... E não é um, dois meses... São muuuuuitos meses. Fazem um acordo, cumprem uma parcela, duas.. e voltam a atrasar... Mas estão lá, com carros, roupa de grife, perfume da moda...

E o condomínio? A luz que utilizam do elevador, a água para tomar banho, lavar roupa, cozinhar..... Tudo pago pelos demais condôminos que, em detrimento de ostentar uma realidade irreal, preferem honrar seus compromissos.... mesmo que lhes custe abdicar de supérfluos... E ainda há aqueles que se sacrificam para honrar o básico.

Básico. O que é básico? Bem, acredito que para a maioria, o básico seja saúde, alimentação, moradia,.... Mas muitos ainda pensam de outra maneira.

Há pessoas diferentes, sim. E não podemos impor nosso pensamento às pessoas. Cada um age de uma determinada maneira.. Cada um faz o que acredita ser melhor para si... e há aqueles que agem pensando em si e nos demais...

Temos de respeitar as pessoas e suas limitações... Afinal de contas, cada um de nós está plantando.. espalhando sementes com pensamentos, ações, palavras... E tudo por nós será colhido.

Algumas pessoas têm dificuldades em controlar seus gastos. Uns gastam o que não têm. Outros não gastam o que têm. Mas uma coisa é certa.. "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece"... é um ditado antigo..

Cuidar das finanças é importante e reflete um tico de nossa responsabilidade, nosso caráter, nossa moral, nosso sentimento para com o mundo.

Saibamos plantar, cultivar, espalhar muitas sementes boas...

A semeadura é livre.. e a colheita, obrigatória.

Tenham um ótimo início de semana!

Com muita luz, muita paz, equilíbrio e alegria!

Um grande amplexo, como diz a amiga Gigi!

11.1.06

Olá, Amigos!

Ainda sobre o Ano Novo.. recebi por e-mail um lindo texto... e acredito que merece ser lido!
O quanto antes!


Entrando no ano novo
Lya Luft

"Falo de uma entrada em um novo ano abrindo as portas e janelas da casa e da alma. Sem frescura, sem afetação, sem mau humor, sem pressão nem formalidade"
Não falarei da virada de ano convencional, do tempo de festas em que a gente se finge de santo, vai à missa mas odeia meio mundo, pede perdões mas vive fazendo maldade, arma um sorriso babaca, abraça a família, que na verdade está um caos, manda uísque para os colegas a quem detesta, e um presentão para o chefe pelo qual se sabe desprezado.

Não falarei das comemorações dos escravos do consumismo, que nesta época se endividam em dez prestações para dar presentes impossíveis a pessoas nem sempre amadas, ou cujo amor tem de ser comprado.

Não falarei do começo de ano amargo dos que dizem que para eles essas datas não existem: espalham o negativismo de suas decepções com a raça humana, que na verdade não é tão grande coisa assim, portanto não se deveria esperar que o fosse.

Talvez eu fale de um começo de ano mais simples, porque não foi antecedido por um daqueles Natais de religiosidade fingida, amor com hora marcada, presentes supérfluos ou adquiridos com sacrifício; talvez eu fale de confraternização, abraço amigo sincero, acolhimento da família ? amada apesar de diferenças, sabendo que ali a gente é aceito mesmo quando não é entendido, mais que isso: é respeitado e querido.

Falo de uma tentativa real de recomeçar até onde é possível: com um olhar um pouco diferente para pessoas a quem a gente admira ou estima e normalmente não tem tempo de abordar (que pena, que desperdício). Gente que nos interessa pelo simples carinho, independentemente de status, grana, importância e possível utilidade.

Falo de uma entrada em um novo ano abrindo as portas e janelas da casa e da alma. Sem frescura, sem afetação, sem mau humor, sem pressão nem formalidade. Pensando que a gente poderia ser mais irmão e mais amigo, mais filho e mais pai ou mãe, mais humano, mais simples, mais desejoso de ser e fazer feliz, seja lá o que isso signifique para cada um de nós.

Não com planos mirabolantes que não se podem cumprir, mas inventando novos modos de querer bem, sobretudo a si mesmo, pois sem isso não tem jeito de gostar dos outros de verdade.
O bom é entrar num novo ano sem nostalgia melancólica, sem suspiros patéticos e sem lamentações inoportunas, sem torrar a paciência dos que, ao redor, estão querendo começar o novo ano num clima positivo.

Não falarei, nunca, de festas de passagem de ano tendo de encher a cara para agüentar o próprio deserto interior e a frivolidade de toda uma vida ou para enfrentar a loucura generalizada, o desamor dos parentes chatos, dos filhos idem, da mulher ou marido irônicos, da sogra carrancuda, do amigo interesseiro ou o prenúncio das contas que se acumularão porque a gente gastou o que não podia com coisas que não devia.

Algumas pessoas saem da manada e se propõem a cada ano uma vida possível, mais amena e humana apesar de tudo. Na qual, independentemente de crença, ideologia e vivências, aqui e ali se consegue refletir e reavaliar algumas coisas. Com um pouco mais de aproximação, de reflexão, de algum otimismo, a gente sendo menos arrogante, menos fria, menos desinteressante, mais... gente.

E, já que é um novo ano, vai aí um presente meu, simplesinho, que os tempos estão difíceis:

Deus, eu faço parte do teu gado: esse que confinas em sonho e paixão, e às vezes em terrível liberdade. Sou, como todos, marcada neste flanco pelo susto da beleza, pelo terror da perda e pela funda chaga dessa arte em que pretendo segurar o mundo.
No fundo, Deus, eu faço parte da manada que corre para o impossível, vasto povo desencontrado a quem tanges, ignoras ou contornas com teu olhar absorto.
Deus, eu faço parte do teu gado estranhamente humano, marcado para correr amar morrer querendo colo, explicação, perdão e permanência.
É isso aí, pessoal!
Carpe Diem!
Tenham uma quarta-feira cheia de abertura e sucesso!

9.1.06

Olá, Amigos!!!

Às vezes ficamos um pouco relapsos com nossa aparência.. Saímos de qualquer jeito, andamos de qualquer jeito, tomamos banho de qualquer jeito, escovamos os dentes de qualquer jeito...

Mas é sempre bom estarmos atentos ao fato de não estarmos num corpo de qualquer jeito!

Início de ano, sabem como é... mil planos... Vamos cuidar de nossa casa... Não deixar a água parada... Vamos apreciar o sabor do alimento.... Sucos, frutas, legumes, verduras...

Vamos manter a casa limpinha, perfumada... bem pintada.. seja lá qual for a cor.. mas pintadinha... ;-)

Hummm arejada... bem linda! Com a nossa luz! Reflita a casa a nossa luz!


E esse texto abaixo me inspirou bastante...




Marcos Hans

Mais importante do que o envelope que contem a mensagem é a própria mensagem. Isto encerra uma analogia perfeita. Não é o corpo físico ou a aparência que importa e sim o desenvolvimento das faculdades mentais e espirituais e psíquicas em nosso interior.

A madame não estava feliz. Estava indo a uma festa e trocava de roupa e não conseguia acertar. Um empregado disse a ela: Coloque aquele casaco e depois coloque um sorriso do fundo do coração e se olhe no espelho. Ela concordou, e o casaco lhe ficou muito bem. Claro, nós, cada um, deve combinar com o exterior. Assim como é dentro, é fora. Assim como é em cima, é embaixo. Assim como nos sentimos, assim se reflete para o exterior, para o semblante, para a maneira de falar, de tratar as pessoas, nos gestos.

Na trilogia da saúde, da longevidade. Ou seja: Alimentação, Sono, Atividade física completado pelo relaxamento e meditação, destaco este último.

Alimentação: Experimente não se alimentar de forma saudável. O envelhecimento é mais acentuado. Sono: negligencie e verá o resultado em sua pele. Atividade física: Água parada apodrece com muito mais facilidade. Fomos criados para o movimento.

Relaxamento e meditação: Não conseguimos desenvolver vibrações interiores e elevar nosso nível de consciência através de exercícios físicos, remédios, cirurgias ou qualquer outra coisa do gênero. Estas vibrações são controladas por harmonização, de modo que, com a nossa mente e poder da nossa vontade, podemos ter essa harmonização sempre que a queiramos.

E isto exige disciplina, rotina, persistência. Assim como os rituais de uma igreja nos tentam elevar e nos levar para dentro de nós mesmos, devemos criar na rotina diária um período de interiorização. Acalmando os cinco sentidos, pensar em nada, sentir o pulsar do coração e nos sentirmos bem, em harmonia com o universo.

Se você adotou o estilo de vida americano, é mais difícil de conseguir isto. O estilo europeu nos permite primar mais pela qualidade de vida. Um exemplo, porque isto é tema para outro artigo. Americano: Fast food, comida rápida, consumida de pé. Europeu: Refeição de 2 horas, sentado.
A atitude de nos conhecermos e escolher o estilo de trabalho e, portanto, de vida que combina com nossa personalidade é necessária para a felicidade.


Caso contrário sempre se estará procurando e o tempo não estará a nosso favor.
Cuide do envelope, muito bem. Mas cuide do conteúdo, melhor ainda.
Tudo é uma questão de atitude


HANS, Marcos. Mais importante do que o envelope é a própria mensagem. Porto Alegre: Seja Lider, 2004. Disponível em: . Acesso em: 9/1/2006



E por hoje é só, pessoal!
:p

Uma ótima semana para todos!!!

Beijão!

4.1.06

Olá, Amigos!!!


Vocês já viram um Ano Novo começar tão bem como este?
Puxa, uma energia gostosa ao redor... Natureza mais viva... Bem, pelo menos aqui em Recife o clima tem estado bem gostoso.. E o mar com aquela cor convidativa.. Ah.. não fossem os tubarões... que mergulho gostoso seria!


Bem, início de ano.. muita alegria, energia para fazer as coisas.. Vontade de fazer tudo 100%.. principalmente quando se é virginiana.. hehehe

Mas.. ainda assim.. um poema como esse ainda permeia o pensamento;


Liberdade
Fernando Pessoa
Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

-------------- ------------- ----------------- ------------------ ----------- --------------

"Cabra arretado" esse Fernando Pessoa, hein? Mas, rapaz, como não sou Fernando Pessoa, tampouco Cristo... :p
Tenho q meter a cara nos livros... E aprender bastante! Que viver aqui neste planeta, sem ter instrução.. não é mole, não! (Né brinquedo, não! Tão simpática aquela Dona Jura.. :p)
Pois é, amigos! Vamos aproveitar o gás do início do ano para investirmos em nós! Adquirir conhecimento! Trabalhar, colocar em prática nossos projetos agora (de verdade, viu? Nada de deixar para amanhã à tarde) !
O negócio é fazer! Essa coisa de falar era para o finado ano. Agora em 2006, não tem blá blá blá não.. Vamos colocar a mão na massa (hummm pizza quatro queijos) e suar! Isso mesmo! Nada de terminar em pizza! :p
E.. como não podia deixar de ser.. conhecimento, técnicas, trabalho, sem o lado espiritual, de que adianta? É como se diz por aí.. São duas asas... a do conhecimento e a da espiritualidade! Vamos cuidar dos dois lados carinhosamente!
Um grande ósculo!
E tenham uma excelente quinta-feira!!!!