3.10.09

Sobre Universalismo Crístico


Recentemente, tive a oportunidade de ouvir falar no Universalismo Crístico e, confesso, achei o tema muito interessante.

Sempre gostei de ouvir mensagens que trasmitam ensinamentos edificantes.. sejam as mensagens transmitidas por pastores, palestrantes espíritas, padres... Agradeço a Deus pelo instrumento que transmite a mensagem e, mais ainda, pela mensagem. Ah, se conseguíssemos apenas transmitir aos nossos semelhantes amor.. mediante palavras/gestos/silêncio.

Admiro muito aquela pessoa que diz ter uma religião específica e a segue.. Particularmente, acredito que cada um de nós possui uma missão, seja em qual religião for, seja em religião alguma... Acho que todos somos parte de uma grande família que precisa exercitar mais o amor entre os seus.

Religião, política e futebol, não se discute. Concordo plenamente.

Mas aqui não estou falando de religião. Como dizia quando comecei a escrever, gostei muito da ideia do Universalismo Crístico.. E acho linda a visão de todos os brasileiros (para o exemplo ficar mais próximo de nossa realidade), de todas as religiões, unidos, praticando o amor ao próximo. Sim, diga-me qual é a religião que não prega o amor ao próximo?

Pois bem, independente de se estar sob o manto do Universalismo Crístico ou de qualquer outro nome, acredito numa sociedade onde todos possam se unir, respeitando-se mutuamente, trabalhando em conjunto pelo bem comum em detrimento de interesses pessoais.

Exercitemos, por mais difícil que seja, o amor ao próximo. Mesmo que este próximo, ao nosso olhar, tenha uma ideia equivocada sobre a vida e aja de maneira com a qual não concordamos. Ainda assim, é nosso próximo e devemos exercitar o amor ao mesmo.
Difícil? Bem, analisando bem, acho que passaríamos o resto da vida tentando colocar esta pequena frase em prática (amar o próximo como a si mesmo).. Acredito que vale a pena tentarmos.

Vou ficando por aqui, com esse Salmo pequenino mas com grande significado:

Salmo 133
1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.


Muita paz, harmonia e luz!