25.4.15

SEGUINDO O CORAÇÃO ! ! !









Olá!


         Há algum tempo não escrevia sobre aventuras na natureza.. Bem, há um pedacinho desse país que é super especial e, como me inspira sobremaneira..


          Procurarei colocar em palavras uma das viagens mais fantásticas que já fiz em toda esta vida.






          Tudo começou com a decisão de ir sozinha para a Chapada Diamantina a fim de fazer a trilha do Vale do Pati novamente... decididíssima... E eis que recebo uma mensagem de minha amiga #Rain dizendo que estaria pelo Nordeste no mesmo período da viagem que faria... Logo pensei "nada é por acaso", convidando-a para a aventura!



           Havíamos combinado de pegar a estrada segunda.. mas domingo.. Rain comenta que está adoentada..  Então disse "vamos hoje?" E ela topou! Vale do Pati substituído pelo Vale do Capão e suas trilhas! :D




             Era domingo, dia primeiro de março, quando por volta das 17h Rain e eu embarcamos em HÉRCULES (sim... O veículo!) numa aventura intitulada SEGUINDO O CORAÇÃO!





             Ao som de uma sortida e alegre trilha sonora, seguimos cantando e conversando por quase 700km até o Estado de Sergipe, onde paramos para pernoitar....



             Com o início do dia 02 de março, saímos por volta das 5h30min e, qual não foi nossa surpresa, após cerca de 30km de estrada muito esburacada, termos nos deparado com um bloqueio.  Cerca de 20 veículos parados, impedidos de passar sob a alegação de protesto para que consertassem a estrada. ÓTIMO, eles protestam e a sociedade sofre duas vezes. O protesto não tinha hora para terminar e o informado é que, para alcançarmos a continuação da estrada teríamos de voltar por todo o percurso esburacado e, após 80km de desvio, alcançaríamos a rodovia para onde estávamos indo.



              É claro que, tal qual o título, precisávamos ouvir nossa voz interior e ela disse "Está vendo aquele motociclista com camisa amarela e capacete na mão? Fale com ele!".  E iniciou-se "Senhor, bom dia. Há algum outro caminho para passarmos pelo bloqueio? Eis que ele responde, "tem"... E em seguida eu disse "dou vinte reais para o senhor nos levar", ao que o simpático cidadão responde "vinte e cinco reais"...   e eu "Fechado!".

          E lá fomos nós, para um dos momentos de maior adrenalina da viagem. Entramos por uma estrada vicinal, passamos por pedregulho, areia fofa, cascalhos, grama, mato, lama, serra, "n" cancelas,  "Êta cancela como o diabo nesse sertão"... foi pura adrenalina...  Seguindo E  confiando no CORAÇÃO!
        Após quase 1h de adrenalina, precisando colocar em prática as melhores habilidades com o volante, seguindo um desconhecido por um local inusitado e igualmente desconhecido... avistamos um vilarejo. E, após uma hora de muita vibração e adrenalina, AVENTURA, agradecemos o moto-taxista simpático, que ficou ultrafeliz por não ter recebido 25 reais, mas sim, 40 reais. Merecidos. Perdemos a conta das cancelas abertas e fechadas e das quedas que ia levando na areia fofa.


       De volta ao asfalto, seguimos rumo a Feira de Santana, local onde tomaríamos café da manhã. Estávamos a poucas horas do destino... Fomos a Lençóis, onde almoçamos e, em seguida, subimos o Morro do Pai Inácio! Cenário belíssimo!




        Primeira trilha de Rain e fico feliz por ter sido para apreciar uma vista tão magnífica como a que vimos. O topo do Morro do Pai Inácio é um local de pura magia.. Paz.. Harmonia...
        O silêncio é quebrado pelo som do vento ao rosto... as diversas tonalidades de verde ao redor.. em mistura com as formações rochosas.. tudo nos remete à alma... que se funde àquela paisagem ...

       Estar no topo.. sentindo o vento, ouvindo o vento... apreciando a natureza... Ah, natureza,,, Difícil demais reduzir em palavras a emoção de estar imersa na natureza... A gotinha se dissolvendo no oceano..
       
        Depois do Morro do Pai Inácio, em Hércules, fomos ao Vale do Capão !!!



        Chegamos à noite.. E qual não foi nossa surpresa quando, ao jantarmos (suco de limão com capim santo, falafel vegetariano e salada de frutas).. termos encontrado o casal Flávio e Solange, acompanhados da Princesa Sâmia! Sim! Encontro divino, na hora certa. Rever amigos que há algum tempo não encontramos é deveras uma dádiva.

       Tivemos uma noite tranquila e, na manhã do dia 03 de março, enquanto Rain descansava, saí andando tranquilamente rumo à Cachoeira da Fumaça! Fui a primeira a chegar, a assinar o livro informando o horário de início da trilha... E lá fui eu!  A subida castiga um pouco, mas o dia estava nublado, dando uma colher de chá.  
        Em determinado momento escuto alguém me chamar pelo nome e, ao olhar para trás, avisto quatro estrangeiros,  três meninas e um jovem, que estavam fazendo a trilha pela primeira vez e seguimos todos juntos! Por cerca de 1h
          Quem mais falava era o jovem Pablo, um garoto de 21 anos que disse viajar desde os 17 anos, já tendo conhecido diversos países. Ao ouvir o jovem sonhador falar sobre fazer o bem, ajudar o próximo, conhecer os países "in loco", ideias socialistas, percebi que há mais de dez anos, quando tinha a idade dele, também enxergava o mundo assim... Mas nada como a maturidade para nos mostrar que a mudança precisa começar em nós mesmos! Pensamentos, palavras e atitudes para construir um mundo melhor. Devemos ser a mudança que queremos no mundo.


           Como havia chovido alguns dias antes, a Cachoeira da Fumaça estava linda!
           Após fazer alguns registros da paisagem, meditar, receber um pouco daquela energia, comecei a descida de volta... E que delícia saborear pastel de palmito de jaca (de forno)... quentinho!
        
            E ao chegar na pousada, Rain e eu tivemos uma experiência ÚNICA! Sauna Indígena!!!
            Carinhosamente preparada pela Pousada Terras do Poente, adentramos a oca, sentamo-nos no chão... O intenso calor e a escuridão reproduzem a sensação de estarmos no útero materno.
          Cantamos mantras, conversamos, silenciamos... E após uma hora de sauna, a natureza nos brindou com a chuva, dizendo, é hora de sair..  Experiência ímpar...

            No dia seguinte o destino era a Cachoeira da Purificação.. Cerca de 2h30min de caminhada... encontrando até esquilo no caminho.. A trilha é belíssima, com vários trechos por cima de pedras, atravessando o rio.. até chegarmos à Purificação... Água gelada, revigorante.. a massagem que a queda da água nos faz purifica a alma, mesmo.. Um dia repleto de natureza... Como o contato direto com a mãe natureza nos preenche, completa, supre.. :o)

             No caminho de volta, qual não foi nossa surpresa ao nos depararmos com dezenas de beija-flor num conjunto de árvores.. recheadas de flores.. Estava parecendo uma floresta encantada...


             Para coroar o dia, uma massagem e uma deliciosa ida à Pizzaria do Capão.. com as amigas Sâmia e Solange!


                O Vale do Capão é um espaço encantado.. um local onde podemos nos abastecer de inspiração, arte, poesia, energia, luz... O Vale do Capão está numa vibração mais sutil.. a natureza, a vida pulsa, o amor está por toda parte.. O carinho, a atenção, o respeito à vida.

                  Os dias foram poucos, mas suficientes trazermos "à vida normal" um pouco da magia da Chapada Diamantina!


                  Seguir o coração foi o tema da viagem, tem sido o tema deste ano de 2015.
                  Seguir o coração é viver conectado a Deus, é confiar, entregar, aceitar e agradecer!
                  Seguir o coração é ter fé, é acreditar que o caminho é aquele, e é o certo, mesmo que não possamos ver um palmo à frente...


                    "O mundo anda tão complicado"...
                     "Esta noite...Somos Jovens... "
                      "Siga em frente"...
                       "Nada sem AMOR"
                 
                
                   Que você possa viver o hoje, seguindo o coração, com todo seu coração!






P.S.: Gratidão a Amanda/Rain, Flávio, Solange, Sâmia, e ao Amor!




                 
           
             
           
                   

Um comentário:

Unknown disse...

Uhuuuuuuu!!!
Show!!!