23.1.06

Olá, Amigos!!!


A quantas andam as finanças de vocês? Pois é... Temos de saber lidar bem com nosso dinheiro... Planejar nossos gastos, pagar as contas em dia... Ter a humildade de admitir que se se tem apenas cem reais, as contas têm de ser planejadas com base nos cem reais.


De que adianta ir comprando fiado, sair fazendo dívidas a torto e a direito... sem previsão de honrá-las? Uma coisa é, em face de um imprevisto, a pessoa ter de pagar a conta com atraso, ter de parcelá-la... pagando os juros. Outra coisa é, sem motivo justificável, ir deixando dívidas pelos lugares e achar normal.

Acho muito triste isso. Vivo num condomínio onde há pessoas que têm carro, "ostentam" um padrão de vida, totalmente incompatível com seus atos. Pessoas que atrasam o condomínio pois priorizam outras aquisições... E não é um, dois meses... São muuuuuitos meses. Fazem um acordo, cumprem uma parcela, duas.. e voltam a atrasar... Mas estão lá, com carros, roupa de grife, perfume da moda...

E o condomínio? A luz que utilizam do elevador, a água para tomar banho, lavar roupa, cozinhar..... Tudo pago pelos demais condôminos que, em detrimento de ostentar uma realidade irreal, preferem honrar seus compromissos.... mesmo que lhes custe abdicar de supérfluos... E ainda há aqueles que se sacrificam para honrar o básico.

Básico. O que é básico? Bem, acredito que para a maioria, o básico seja saúde, alimentação, moradia,.... Mas muitos ainda pensam de outra maneira.

Há pessoas diferentes, sim. E não podemos impor nosso pensamento às pessoas. Cada um age de uma determinada maneira.. Cada um faz o que acredita ser melhor para si... e há aqueles que agem pensando em si e nos demais...

Temos de respeitar as pessoas e suas limitações... Afinal de contas, cada um de nós está plantando.. espalhando sementes com pensamentos, ações, palavras... E tudo por nós será colhido.

Algumas pessoas têm dificuldades em controlar seus gastos. Uns gastam o que não têm. Outros não gastam o que têm. Mas uma coisa é certa.. "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece"... é um ditado antigo..

Cuidar das finanças é importante e reflete um tico de nossa responsabilidade, nosso caráter, nossa moral, nosso sentimento para com o mundo.

Saibamos plantar, cultivar, espalhar muitas sementes boas...

A semeadura é livre.. e a colheita, obrigatória.

Tenham um ótimo início de semana!

Com muita luz, muita paz, equilíbrio e alegria!

Um grande amplexo, como diz a amiga Gigi!

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você Espuminha!!!
Realmente temos que gastar só o que podemos pagar!!!
Olha menina linda, conheço um ditado até engraçado que diz: "Quem só pode comer sardinha, não deve querer arrotar caviar!"
Tenha uma semana maravilhosa!
Obrigada pelo post, amei!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Oi Espuma!
Sabe, quem realmente tem, não precisa ostentar, né?
Tem gente penduradissima, mas que tá aí pra cima e pra baixo, com uma roupa de griffe, sendo que outra igualzinha custa 20% do preço um uma loja que não é de "Shopping"... rs.
muito bom esse texto.
bjs, boa semana.

Nana disse...

Falou tudo!
As pessoas perdem a noçao de prioridade, perdem noção de coletividade, perdem noçao do que é realmente importante para viver algo irreal... triste isso.
Mas bom ver gente como você que é diferente :)
Adorei seu jeito todo meigo, sem ofender ninguem mas fazendo criticas, de escrever.
beijus!

Anônimo disse...

É.. minhas financas estao controladas..rs mas nao posso dizer que sobra..rs.rs
Mas dever nao quero dever nao..rs
Bjks