2.2.06

Chico Science

Olá!

Em 97 escrevi um artigo para o jornalizinho do colégio.. e, ei-lo, com modificações:


Francisco de Assis França foi líder e precursor do movimento Mangue Beat, que resgata e valorizao mangue sem esquecer dos problemas sociais. Ele criou um novo ritmo, fundiu a ciranda, o côco de roda e o maracatu com o rock, o funk e o rap.


Em suas composições ele transmite preocupação com os mangues e ensina a valorizar a nossa região. Certa feita ele disse: "Sob o calçamento está o mangue (...) Recife é uma cidade porque foi construída em cima de um mangue, então somos caranguejos com cérebro (...) Em me autodefino um caranguejo cevado. Personalidade? Josué de Castro."


Há nove anos, por um desses acasos da vida que não compreendemos, Chico Science faleceu - acidente de carro. Parece que foi ontem... Um ritmo totalmente novo, original, alegre! E as letras? Refletem bem o cotidiano de grande parte dos recifenses... Muitas delas citam Josué de Castro, um sociólogo fantástico, cujo trabalho admirava.


Chico Science marcou uma geração de mangueboys, manguegirls...Fica a saudade.... E aqueles que não conhecem ainda Chico Science e Nação Zumbi.... estão esperando o quê?


Uma ótima quinta a todos! ^-^

2 comentários:

Nana disse...

Tenho um amigo que diz que quem nao gosta de Manguebeat eh porque nao ouviu ainda... hehehehe.
Chico Science eh show. Dessas almas cheias de som que raramente a gente vê por ai.
Boa sexta para voce :)

Anônimo disse...

Ficou bem bacana o texto..bjks e excelente final de semana..