10.2.06

Formação . . .

Olá, Amigos!!!

Recebi um ótimo texto do Momento Espírita e gostaria de compartilhar com todos.

Às vezes temos a tendência de achar que o comodismo é saudável, bonito, a meta.
Sabem?
Pois é... aquela idéia de ter muito dinheiro para "não precisar fazer nada". Ledo engano... O não fazer nada é uma pobreza. Já nascemos ricos! Somos muuuuito ricos..
E às vezes empregamos nosso tempo em atividades "pobres"... que não nos trazem benefícios, tampouco ao nosso próximo!

Temos instrumentos fantásticos ao nosso redor para nos tornarmos mais ricos! Resta-nos utilizá-los! Cada um de nós é líder! Somos líderes de nós mesmos! E temos de aprender a desenvolver e potencializar nossas virtudes, para nosso benefício e, por conseguinte, o da humanidade.

É isso.

Tenham uma sexta-feira requintada! Cheia de AMOR!


FORMAÇÃO PARA A VIDA

Reinaldo era um jovem príncipe, herdeiro de um grande reino. Toda manhã, ao despertar, recebia uma lista de tarefas que devia cumprir.Tarefas que o deixavam muito zangado, porque tinha de limpar os seus sapatos e vestes reais, organizar brinquedos e jogos, até lavar e escovar seu cavalo e organizar o seu quarto.


Embora não gostasse, em respeito a seu pai, o rei, ele obedecia. Mas não deixava de ficar olhando as terras e os campos infindáveis que pertenciam à sua família. Também os rebanhos, palácios e os súditos.No palácio, onde vivia, existiam muitos criados prontos para executar todas as tarefas. Por isso mesmo é que o príncipe não entendia porque ele mesmo tinha que limpar os seus sapatos.


Certo dia, ele foi convidado a visitar um pequeno reino para conhecer um príncipe de sua idade, com o intuito de estreitar amizade. O contato com o herdeiro daquele reino fez Reinaldo pensar ainda mais em como ele era injustiçado. É que aquele príncipe tinha a seu serviço três servos. Até o banho era preparado por um deles. Nada de tarefas a cumprir. Era só dar ordens.


Quando regressou para sua casa, Reinaldo foi logo falar com seu pai:"Não entendo", disse ele, "porque o senhor faz isso comigo. Sou seu único filho e herdeiro. Por que devo cumprir tarefas? Devo ser motivo de risos entre todo o povo.

"Vi hoje, no reino vizinho, o que um verdadeiro herdeiro deve fazer: somente dar ordens. "

O rei, paciente, perguntou ao filho: "como era o reino que você visitou? Era grande como o nosso?"

"É claro que não, pai. É muito menor que o nosso, mais pobre, tem menos súditos e o castelo real é dez vezes menor que o nosso." "Veja bem, pai: se num reino pobre, o príncipe pode ter três criados para servi-lo, porque eu, num reino tão rico, devo fazer trabalho de criado?" "Pois é, meu filho. Saiba que há anos atrás, o reino vizinho era vinte vezes maior do que o nosso. Nós crescemos, fomos ampliando e o reinado vizinho foi perdendo território."


"Seu avô sempre me dizia: 'se você não pode sequer limpar os próprios sapatos, como poderá cuidar de todo um reino? Se você não é capaz de organizar seu próprio quarto, como irá governar todo um povo?"

As tarefas simples, Reinaldo, nos educam, nos preparam para executar as maiores. Para comandar é preciso saber fazer. Até mesmo para exigir qualidade.Se você nunca lavou as próprias vestes, como saberá se o outro as lavou bem? Apenas aceitará o que lhe entregam, da forma que vier. Os seus antepassados foram comprando as terras do reino vizinho, que as perdeu por não saber administrar. Talvez falte ensinar aos príncipes herdeiros lições de humildade, da importância do trabalho simples, diário. O que me diz, filho amado?"

O menino pensou um pouco, e declarou:

"digo que tenho uma lista de tarefas para executar agora, e começarei limpando os sapatos que se sujaram de lama pelo caminho."

Vereda Familiar, do Espírito Thereza de Brito, psicografia de Raul Teixeira, Ed. Fráter.

2 comentários:

Anônimo disse...

:)
que linda história ka !
linda mesmo!

Anônimo disse...

Que post iluminado minha Kaká!!!
O mais lindo deste novo blog!
PARABÉNS!!!
Com simplicidade e sabedoria você nos brindou com uma lição de vida!
OBRIGADA DE CORAÇÃO!
Que a LUZ que você trouxe até a tia hoje, tenha a iluminado em dobro!
Você tem o dom divino de iluminar as pessoas!
Obrigada por ser minha alegria!
Te adoro!
Um fim de semana maravilhoso pra todos!
Um grande abraço em seu coração!