9.9.09

Fanatismo e Humildade

Este título imprime qual sensação em nosso pensamento? Positiva ou negativa? Neutra?

Usualmente fanatismo está atrelado a condutas radicais, extremistas, agressivas, dirigidas aos que não comungam do mesmo ponto de vista. Haveria em cada um de nós um pouco dessa atitude?

Quando estamos diante de um amigo com ideais diferentes, crenças diferentes, como o tratamos? Como o mesmo amigo de outrora ou com um "ar" diferente? Respeitamos o modo de ser dos seres humanos? Sabemos verdadeiramente conviver com todos os semelhantes, harmonicamente? Estamos equilibrados a ponto de aceitar as pessoas como são?

O exercício do amor ao próximo suplanta divergências culturais, intelectuais... Somos aprendizes, todos nós, em diferentes estágios, mas estamos todos no mesmo planeta, compartilhando a mesma atmosfera. Diariamente somos colocados diante de situações enriquecedoras, mas às vezes somos incapazes de reconhecer tal qualidade.

Nesse texto, diz-se fanática a pessoa com dúvidas. Ouso discordar. Até acredito que um fanático pode ter dúvidas quanto à crença, mas também acho que pode ter convicção naquilo em que crê. Penso que a atitude de fanatisto poderia estar mais ligada ao sentimento de orgulho, apego.
Existe uma crença/opção na qual a pessoa se espelha e quer incutir em todos a mesma ideia, por entender ser o pensamento dos demais errado/equivocado, diferente do seu.

O indivíduo fanático quer ser "dono da verdade". (Parafraseando Pilatos, "Quid est Veritas?"... )
Quando se quer impor um comportamento/atitude/pensamento, forçosamente, procurando destruir tudo que atrapalhe tal escopo, deparamo-nos com um indivíduo desarmonizado, espalhando a desarmonia por onde passa.

A verdade... como saber o que é ou não verdade se somos TODOS limitados? Verdade é sermos nós mesmos... buscando harmonia e paz.

Cultivemos paciência e humildade, procuremos transmitir amor aos que vierem com atitudes fanáticas, afinal de contas, somos todos irmãos e devemos exercitar a tolerância.

Se queremos "vender qualquer ideia", façamos com o nosso exemplo. Uma ação vale mais do que mil palavras...

Alguns pensamentos acerca da humildade:

"A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que, tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa." - Emmanuel, psicografado por Chico Xavier

"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Do que de inteligência.
Sem isso, a vida se tornará violenta
E tudo se perderá" - Charles Chaplin.


Que o dia seja repleto de ternura, tolerância e humildade.

Nenhum comentário: